VII CONCURSO LITERÁRIO INTERNACIONAL BURITI CRONICONTOS

EM HOMENAGEM AO ESCRITOR DR. JOBAL DO AMARAL VELOSA

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

ENTREVISTA COM CONDORCET ARANHA - GANHADOR DO CONCURSO LITERÁRIO NACIONAL BURITI CRONICONTOS 2010 - MODALIDADE CONTOS - JORNAL DE ARAÇATUBA/SP




01) Quem é CONDORCET ARANHA?

Condorcet Aranha: Um cidadão brasileiro aposentado que há 10 anos dedica-se à literatura.



02) Antes de começar a falar do seu trabalho, o que o sr. tem a falar da sua cidade - Joinville/SC?

Condorcet Aranha: A cidade onde moro é Joinville, em Santa Catarina, cuja população cresceu para 500.000 habitantes mas, sua origem de alemães e italianos fugidos da segunda grande Guerra e na maioria sem instrução, formaram uma sociedade muito fechada.



03) O sr. gosta mais de ler e escrever, ou de desenhar e pintar? Por quê?

Condorcet Aranha: Gosto de todas essas atividades porque quando estudei tínhamos todas na escola. Atualmente prefiro escrever.



04) Quanto ao que escreve, o sr. tem preferência por quais temas? Por quê?

Condorcet Aranha: A vida por seu mistério (dúvidas intermináveis), a sociedade por suas desigualdades (banquetes e fome) e a natureza (por me sentir parte do todo).



05) Com quem se identifica mais em suas obras? Por quê?

Condorcet Aranha: Não me identifico com ninguém, apenas escrevo meus sentimentos verdade.



06) Como foi a ideia de começar a escrever?

Condorcet Aranha: Desde criança gostava muito de fazer redações e dissertações na escola.



07) O que o motiva a escrever? Tem alguma mania ao fazer? Algum "cantinho" especial?

Condorcet Aranha: Não tenho nenhuma motivação em especial. Também não tenho manias. Em geral no meu minúsculo escritório, sou um escritor e poeta solitário.



08) Com toda certeza o sr. já ouviu críticas sobre o seu trabalho. Como as encara?

Condorcet Aranha: A bem da verdade só uma vez disseram-me que minha poesia era coisa de 100 anos atrás porque trabalhava com rimas e métrica. Achei graça e não as encaro, apenas escuto por não ser surdo. Não me rendo a crítica por ter meu propósito de vida e sendo feita por contemporâneos apenas o tempo é que poderá julgá-las.



09) Falando sobre seus trabalhos, como decide sobre os títulos?

Condorcet Aranha: Na maioria das vezes inicio pelo título e depois desenvolvo o texto sobre o tema porque gosto de desafios.



10) Como o sr. estabelece uma relação entre o título e a obra?

Condorcet Aranha: O título e a obra são consequência um do outro, por isso devem se compôr.



11) Depois que coloca o título, em algum momento já quis mudar o título da apresentação?

Condorcet Aranha: Sim, raras vezes, mas quando em textos maiores, por criar novas situações.



12) Que reação (sensação) o sr. tem ao ver a obra terminada?

Condorcet Aranha: Qualquer obra ou texto terminado me dá a sensação de possuir mais um filhote.



13) O conto "LAÉRCIO DOS SINOS" teve inspiração em quê? Ou em quem?

Condorcet Aranha: Por sinal houve um equívoco no título, o certo é “Laerson dos sinos”, e como já expliquei quase sempre crio o título e depois desenvolvo o texto.



14) O sr. ao preparar as suas obras tem em mente passar algum aprendizado?

Condorcet Aranha: Para mim qualquer texto deve passar algo do pensamento do autor e de sua experiência de vida porque só me identifico com o que entendo.



15) Como é o "retorno" por parte dos apreciadores da boa arte da escrita? Deixa-o satisfeito?

Condorcet Aranha: Sim, sempre buscam o diálogo sobre meus textos, suas passagens e seus significados.



16 - O senhor participa de algum grupo de estudo ou associação cultural?

Condorcet Aranha: Não, minhas condições físicas não me permitem e busco meu aprendizado literário em livros.



17) Aos estudantes, o que indica?

Condorcet Aranha: Apenas leitura e síntese do que leram.



18) Qual recado deixaria aos leitores do site?

Condorcet Aranha: Que jamais deixem de acreditar em suas verdades e nunca parem de ler, independente do tipo literário porque é a única forma de adquirirmos conhecimento.



19) Como se pode ter contato com o seu trabalho?.

Condorcet Aranha: Minhas obras são encontradas em:

RECATNO DAS LETRAS

MURAL DOS ESCRITORES

CONDOR LETRAS - BLOG

ESCRITA.COM

BLOCOS ON LINE

BLOGS - PARCEIROS - entre outros.




11/09/2010

Coordenação e realização: Prof. Pedro César Alves, Araçatuba/SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.